Conheça a Poderosa e Barata fonte de Proteína Vegetal

Existe rica fonte de Proteína Vegetal, desconhecida por muitos.
Apesar de rica fonte, seu valor é barato.
Você pode combinar de diferentes formas, e fazer de bolos a biscoitos, sempre bem acompanhado de frutas.
Saiba mais sobre a Aveia.
Fonte de Proteína Dieta e1567193657321 222x300 - Conheça a Poderosa e Barata fonte de Proteína Vegetal

A História desta fonte de Proteína Vegetal

O nome científico da aveia é Avena sativa e ela é um cereal muito resistente que pode ser cultivado em solos pobres onde muitas outras culturas não sobreviveriam. A aveia como é cultivada hoje, é descendente de uma espécie selvagem chamada aveia vermelha, originária da Ásia. Seu histórico de cultivo data de milhares de anos, por isto a  encontramos em várias regiões do mundo e antes de ser utilizada na alimentação era empregada com fins medicinais.

Propriedades Principais

A aveia é um tipo de carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que não eleva tanto os níveis de açúcar no sangue como outros. Também possui alta quantidade de fibras. A principal entre elas é a fibra solúvel betaglucana, responsável pela baixa absorção de colesterol e triglicérides, o que protege o sistema cardiovascular.  A betaglucana também faz com que a aveia seja ótima para diabéticos, já que ela que controla os níveis de glicose no organismo. A aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade. Você verá que é uma das principais fontes de proteína vegetal que pode encontrar.

Vitaminas do Grupo B

Uma das múltiplas propriedades da aveia é que ela contém vitaminas do grupo B. Especificamente, as vitaminas que ela contém são do tipo B1 B2 B5 e B6. Porque as vitaminas do Complexo B são importantes?
As vitaminas do complexo B realizam um papel muito importante para preservar as funções normais do organismo. Elas mantêm a tonicidade muscular, a saúde e auxiliam as enzimas relacionadas ao metabolismo energético. Com isso, há uma maior produção de energia durante o treino e, consequentemente, o desempenho físico é potencializado. Portanto, uma boa fonte de complexo B deve fazer parte de sua ingestão diária.

Composição de Macronutrientes

Aveia – Por 30 g (uma porção)
Calorias 118,2 kcal
Carboidratos 20,1 g
Proteínas 4,2 g
Lipídios 2,4 g

Porque se fala tanto da necessidade de Proteína Vegetal

A indústria alimentícia, com forte influência da produção agropecuária, acaba por ajudar a propagar a ideia de uma elevada necessidade proteica na alimentação. Usualmente só atingível para quem consome carnes, laticínios ou suplementos proteicos.
Em primeiro lugar, esta necessidade comprovadamente não é maior do que 10% do total de nossa ingestão calórica, mas de qualquer forma, a aveia ajudaria facilmente a superar este índice e alcançar valores similares ao defendido pela indústria alimentícia. Muitos atletas de elite da musculação comprovam a maior necessidade de proteínas, para a construção muscular na sequência de pesados treinos, mas a aveia seria um competente fornecedor desta necessidade também.

Porcentagem das nossas necessidades

Primeiramente considere que a porção é de apenas 30g de aveia contém as quantidades acima de, aqui temos o quanto ela contribui percentualmente para algumas de nossas necessidades diárias.
Considerando-se uma dieta de 2000 calorias por dia, apenas como referência. Mas se você é homem, ou tem atividade intensa física, com certeza seu consumo calórico é bem maior.

  • 13% de magnésio
  • 11% de zinco
  • 9% de ferro
  • 8% de proteínas
  • 6% de fósforo
  • 6% de carboidratos
  • 1,4% de cálcio

Mas não é fonte de gorduras?

Sim, mas você sabe porque é uma boa fonte de gorduras? Um copo de aveia, perto de 80g, vai gerar aproximadamente 300 calorias para o corpo. 8% destas calorias será obtida na forma de gordura. Entretanto, a boa notícia é que a gordura presente na aveia é “gordura boa”, ou seja, as gorduras monoinsaturas e poliinsaturadas que são boas por si mesmas para o corpo. Você não vai ganhar “gordura” comendo aveia.

Significativamente, a aveia é uma das mais fontes de proteína vegetal mais sólidas e benéficas que se pode ter como hábito.

Aprofundo todas as necessidades, com tabelas de necessidade e mais informações no livro A Dieta do Yoga, que você adquire aqui.

Uma ótima receita de mingau com aveia com coco.

Delicioso mingau de alfarroba e aveia.

vitor caruso a dieta do yoga

Você pode aprender na prática, de forma efetiva, e conseguir resultados com A DIETA DO YOGA. Marque a Terapia Online com Vitor Caruso. Para saber mais, basta clicar aqui.

É só clicar aqui

1 comentário


  1. Olá!
    Consumo aveia quase q diariamente,é um mto saudavel mesmo para a musculatura !
    Suas dicas sao de ouro, estou sempre atenta aqui no adietadoyoga.Valeu a dica!
    Abraco!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *